- Saneamento Inclusivo /
- Base de Conhecimentos /
- Base de Publicações /
- Capital and Operating Costs of Full-Scale Fecal Sludge Management and Wastewater Treatment Systems in Dakar, Senegal
- LIVRE ACESSO
Artigo técnico / 2012
Capital and Operating Costs of Full-Scale Fecal Sludge Management and Wastewater Treatment Systems in Dakar, Senegal
Dodane, Pierre-henri; Sow, Ousmane; Strande, Linda
Resumo
Comparação dos custos de um sistema centralizado com um baseado na gestão do lodo (FSM). O documento traz entendimentos importantes sobre como esse segundo modelo pode viabilizar a expansão do saneamento, além de ser uma boa base para entendimento da distribuição dos custos.
Ficha técnica
- TIPO DE PUBLICAÇÃO
Artigo técnico - TIPO DE ATOR
Academia - IDIOMA
Inglês - AUTORES
Dodane, Pierre-henri; Sow, Ousmane; Strande, Linda
- ANO DE PUBLICAÇÃO
2012 - LIVRE ACESSO?
Sim - FONTE
Environmental Science and Technology Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
Questões enfrentadas
- Dakar, Senegal, África Subsaarina
- Região de alta densidade demográfica e ocupação subnormal, possui os dois modelos de saneamento implementados, permitindo sua comparação (custo) sob as mesmas condições
- Avaliação de fatores-chave nos custos do esgotamento sanitário, como ligação, tarifação, coleta & transporte e tratamento
- Avalia custos de implementação e custos operacionais
Soluções empregadas
As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:
- Modelo de negócio
- Soluções e tecnologias estruturais
Modelo de negócio:
Em Dakar, Senegal, o atendimento de esgotamento sanitário é realizado por dois tipos distintos de sistema de esgotamento, um sistema convencional e um sistema baseado na gestão do Lodo Fecal (FSM). Em termos de negócio o estudo mostra como o sistema FSM, além de ser menos custoso, permite a desoneração da prestadora de serviço de água e esgoto, pulverizando os custos entre a prestadora, os usuário e o setor privado.
Soluções e tecnologias estruturais:
Sistema convencional (centralizado) composto basicamente por rede de coleta e uma estação de tratamento de esgoto (por meio de lodos ativados).
Sistema baseado na gestão do Lodo Fecal (FSM), composto por unidades locais de armazenamento e contenção, sistema de logística de coleta & transporte do Lodo Fecal e estação de tratamento.
Resultados
O estudo conclui que sistemas baseados na gestão do Lodo Fecal (FSM) custam menos do que os convencionais. O custo de implementação é 40 vezes menor, principalmente devido à rede convencional de coleta e transporte; e custos gerais, implementação mais operação, 5 vezes menor. Dessa forma sistemas FSM são uma poderosa ferramenta para a ampliação do esgotamento sanitário em países com baixo poder econômico.