Sinônimo


Fonte


Significados


Explorar Glossário Creative Commons

  • LIVRE ACESSO

Artigo técnico / 2019

Impact assessment of India's Swachh Bharat Mission - Clean India Campaing on acute diarrheal disease outbreaks: Yes, there is a positive change

Dandabathula, Giribabu; Bhardwaj, Pankaj; Burra, Mithilesh; Rao, Peddineni V. V. Prasada; Rao, Srinivasa S.

 

Resumo

Evidencia os avanços a saúde pública decorrentes da melhora nas condições sanitárias promovidas pelo programa Índia mais limpa (Swachh Bharat MIssion) a partir da avaliação de surtos de diarréia aguda.

 

Ficha técnica

  • TIPO DE PUBLICAÇÃO
    Artigo técnico
  • TIPO DE ATOR
    Academia
  • IDIOMA
    Inglês
  • AUTORES
    Dandabathula, Giribabu; Bhardwaj, Pankaj; Burra, Mithilesh; Rao, Peddineni V. V. Prasada; Rao, Srinivasa S.
  • ANO DE PUBLICAÇÃO
    2019
  • LIVRE ACESSO?
    Sim
  • FONTE
    Journal of Family Medicine and Primary Care
  • Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
 

Questões enfrentadas

- Índia

- Déficit na prestação de serviços sanitários, em especial o esgotamento sanitário

- O déficit na cobertura sanitária no país foi diretamente relacionado a uma maior incidência e abrangência de surtos de diarréia aguda

 

Soluções empregadas

As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:

- políticas públicas
- Planejamento/ metodologias
 

Políticas públicas:

O programa Índia mais limpa (Swachh Bharat MIssion) é um política sanitarista iniciada no país em 2014 com o objetivo de arradicar a defecação a céu aberto. Desde a sua implementação foi responsável pela instalação de milhões de sanitários no país, erradicando a defecação a céu aberto em 98,8% da zona rual e em 3461 cidade. A consequência evidenciada da política é redução significativa das dimensões de problemas de saúde pública, como os surtos de diarréia aguda.

Planejamento/ metodologias:

Avaliação dos benefícios de políticas sanitaristas por meio do impacto de sua implementação em indicadores de saúde pública. Para tanto o estudo cruzou informações sobre a instalação de banheiros com dados relacionados a surtos de diarréia aguda.

 

Resultados

O estudo conclui que a redução da defecação a céu aberto teve impacto significativo sobre o número de surtos de diarréia aguda no país, indicando a eficácia de medidas sanitaristas na melhora da saúde pública.

 

Desafios

O estudo trabalha com dados de instalação de banheiros, no entanto ressalta a necessidade de acompanhar além da implementação, o uso desses sistemas.