Sinônimo


Fonte


Definição


Ver no Glossário Creative Commons

  • LIVRE ACESSO

Artigo técnico / 2012

Reflexões sobre modelos de negócios e projetos de tecnologia para serviços de esvaziamento de fossas

Sugden, S.

 

Resumo

O documento discute questões sobre os modelos de negócio mais comuns na coleta de lodos fecais e as questões associadas ao desenvolvimento de novas tecnologias para lidar com coleta e transporte dos lodos.
 

Ficha técnica

  • TIPO DE PUBLICAÇÃO
    Artigo técnico
  • TIPO DE ATOR
    ONG especializadas
  • IDIOMA
    Inglês
  • AUTORES
    Sugden, S.
  • ANO DE PUBLICAÇÃO
    2012
  • LIVRE ACESSO?
    Sim
  • FONTE
    Sustainable Sanitation Alliance- Fecal Sludge Market Innovation
  • Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
 

Questões enfrentadas

- Mundo;
- coleta e transporte de Lodo Fecal;
- Questões envolvidas nos modelos de negócio e no desenvolvimento de novas tecnologias.
 

Soluções empregadas

As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:
- Modelo de negócio;
- soluções e tecnologias estruturais.

Modelo de negócio:

O documento apresenta uma discussão a respeito dos principais modelos de negócio existentes na cadeia de coleta e transporte de lodos fecais, sendo empresas que possuem equipamentos próprios, empresas que alugam equipamentos e sistema de franquia. São apresentados aspectos desejáveis do ponto de vista dos usuários e dos prestadores de serviço.

Soluções e tecnologias estruturais:

Do ponto de vista tecnológico, o documento aborda os principais pontos a serem observados no desenvolvimento de novas tecnologias, destacando a necessidade de operação rápida e limpa, permitir um tempo de retorno curto (até 6 meses), praticidade de uso e demanda de esforço físico, natureza do Lodo Fecal a ser coletado, questões relacionadas ao transporte do lodo do ponto de coleta até um local adequado de disposição;
 

Resultados

O documento conclui que o operador de coleta e transporte é o ponderador final de prós e contras em uma nova tecnologia disponibilizada no mercado. É evidenciado que há um entrave central no design de novos equipamentos e na abordagem "top-down", onde empresas especializadas desenvolvem tecnologias de acordo com seus princípios e as passam ao mercado, sem uma consulta aos operadores locais. Uma pesquisa de mercado local poderia melhorar a eficiência na proposição de novos mecanismos para coleta e transporte de lodos fecais ao considerar pontos levantados por operadores.