Sinônimo


Fonte


Definição


Ver no Glossário Creative Commons

  • LIVRE ACESSO

Referencial técnico / 2016

Revisão do equipamento de esvaziamento manual do poço atualmente em uso e disponível em Freetown e globalmente

GOAL Global

 

Resumo

O documento é uma compilação de diversas tecnologias de coleta de lodo de sistemas isolados. Apresenta ainda uma avaliação de cada tecnologia, trazendo aspectos como custo, capacidade de remoção e tipo de lodo (por exemplo, seco ou úmido).
 

Ficha técnica

  • TIPO DE PUBLICAÇÃO
    Referencial técnico
  • TIPO DE ATOR
    ONG especializadas
  • IDIOMA
    Inglês
  • AUTORES
    GOAL Global
  • ANO DE PUBLICAÇÃO
    2016
  • LIVRE ACESSO?
    Sim
  • FONTE
    GOAL Global
  • Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
 

Questões enfrentadas

- Mundo;
- Coleta de lodo;
- Tecnologias voltadas para a coleta de lodo de soluções isoladas.
 

Soluções empregadas

As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:
- soluções e tecnologias estruturais.

Soluções e tecnologias estruturais:

O documento apresenta um amplo levantamento de tecnologias para a coleta de lodo de soluções isoladas. São apresentadas referências detalhadas para cada tecnologia, permitindo uma busca por informações construtivas; o documento também traz uma tabela resumo contendo informações sobre tipo de fonte de energia, custos, necessidade de manutenção, eficiência de remoção, nível de segurança higiênica, tipo de lodo, aceitação da tecnologia e tempo pelo qual a tecnologia foi testada;
 

Resultados

Existe uma grande variação na qualidade do lodo entre sistemas isolados, dessa forma um estudo preliminar sobre essas características deve ser realizado antes de se determinar a ferramenta, ou conjunto de ferramentas, a ser empregado em uma determinada operação de coleta de lodo. Sistemas manuais, embora apresentem um maior nível de exposição do operador, são amplamente utilizados devido à sua adaptabilidade.
 

Desafios

Sistemas semi-mecanizados apresentam níveis de exposição dos operadores aos lodos muito mais seguros do que os manuais, além de serem expressivamente menos custosos do que sistemas completamente mecanizados. No entanto, esses equipamentos ainda estão em fase de desenvolvimento e muitos tem apresentado problemas no seu uso cotidiano.