Saneamento na Aldeia Indígena Taximirim Guarani M’Byá – Paraty-Mirim, RJ

2019

Vista da aldeia Taximirim Guarani M'Biá | Foto: Mariana Clauzet

O projeto piloto Saneamento na Aldeia Indígena Taximirim do povo Guarani M´Biá começou em 2019, em plena pandemia da Covid-19, numa parceria do Saneamento Inclusivo-SI com o Instituto Çarê, contando com apoio da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. A Terra Indígena de Paraty-Mirim foi regularizada e homologada pelo governo federal em 1996, dando direito aos Guarani à posse permanente de suas terras. 

A proposta de início do projeto foi atuar em caráter emergencial na Aldeia, um território de elevada vulnerabilidade devido à precária condição de abastecimento de água e disposição de esgoto que existe na comunidade, realidade aumentada diante da pandemia da Covid-19, tornando esses aspectos ainda mais urgentes. 

O projeto pretende atender cerca de 55 famílias locais, partindo do entendimento de que o acesso à água de qualidade e ao tratamento do esgoto são direitos básicos fundamentais e um importante ponto de partida para desenvolvimento local. 

Conta com estratégias de atuação que passam por um diagnóstico das estruturas e condições existentes no local, envolvimento de parcerias externas que já têm participação no território como o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina e o ICMBio, encontros regulares com a comunidade para validação de soluções de saneamento propostas e capacitação de comunitários para compor a equipe de obras e de monitoramento do funcionamento dos sistemas, além da sistematização do processo e resultados obtidos com produção de material informativo. 

Este projeto tem como foco a garantia de sistemas de saneamento adequados às condições locais, impactando positivamente o território e promovendo sustentabilidade e autonomia da comunidade para operar e manter seus sistemas, trazendo melhores condições básicas para a população. 
 

Saneamento Inclusivo Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional