Escada do Saneamento, o que se define como esgotamento sanitário adequado?
Exley, Josephine L.R. Liseka, Bernard Cumming, Oliver Ensink, Jeroen H.J.
Tipo de ator
Autores
Exley, Josephine L.R. Liseka, Bernard Cumming, Oliver Ensink, Jeroen H.J.Cobertura
MundoFonte
Environmental Science and TechnologyIdioma
Tipo de publicação
Ano
2015Conclui-se que comunidades servidas por serviços compartilhados apresentam condições higiênicas adequadas, contradizendo a alocação dessas soluções no grupo de "soluções não melhoradas" pela ONU.
Necessidade de entendimento da eficácia de ações/ sistemas sanitários Os parâmetros determinados pela escada do esgotamento sanitário e pelos ODMs são amplamente utilizados para determinar o nível de adequação de tecnologias de esgotamento sanitário, avaliar sua eficácia é essencial para garantir que a saúde da população atendida.
Planejamento/metodologia
Apresenta as metodologias de classificação do saneamento de acordo com a ONU (melhoradas e não melhoradas) e JMP (melhoradas, não melhoradas e compartilhadas). A partir de fatores microbiológicos avalia a eficiência de sistemas de esgotamento sanitário na preservação de condições de sanitárias. Mede-se E. colli em pontos de contato com as mãos, ovos de helmintos em pontos de contato com os pés e de moscas, como parâmetros indicativos de manutenção de condições de higiene adequadas.