Projeto cisternas e saneamento em escolas rurais do município de Barra-BA

Barra, BA – 2018

O projeto “Cisternas e Saneamento em escolas do município de Barra (BA)” vem sendo desenvolvido desde 2018, por meio de parceria entre a Associação Bem-Te-Vi Diversidade e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio técnico e de mobilização da iniciativa Saneamento Inclusivo (SI). Esta parceria surgiu para ajudar a aprimorar o processo de replicação de cisternas no semiárido.

Por meio dele, foi viabilizada a construção de cisternas de 52.000L em 40 escolas da zona rural do município. Destas, 8 receberam também sistemas pilotos de tratamento e reuso de esgoto, baseados em soluções acessíveis e com métodos construtivos definidos em colaboração com os cisterneiros já atuantes junto à ASA e o Centro de Assessoria Assuruá (CCA), parceiro local da ASA.

O SI tem apoiado a iniciativa tanto em âmbitos gerais de planejamento e mobilização, como no estudo, desenvolvimento e implementação das soluções junto aos agentes locais, aprimorando o processo de captação e aproveitamento de água pluvial e implementando uma solução de baixo custo de esgoto, adaptada à realidade local.

Além dos sistemas estruturais implementados, os esforços incluíram atividades de engajamento e capacitação de atores-chave do município, assim como de representantes locais de cada comunidade. O objetivo é fomentar a autonomia local para a extensão das soluções empregadas.

A iniciativa concluída em 2019 constitui a primeira etapa de um processo de construção de sistemas comunitários de saneamento, incorporando, além do abastecimento de água, soluções locais de manejo de esgoto doméstico. A etapa seguinte prevê a replicação das soluções individuais de esgoto para os domicílios, e a implementação de um sistema de gestão comunitária do saneamento.

O escopo inicial envolveu a implementação de cisternas escolares em 40 escolas rurais e sistemas de tratamento e reuso de esgoto em 8 escolas pilotos, realizado em 2018 e 2019. Além disso, o projeto envolveu ações de educomunicação para elevar o engajamento relacionados aos cuidados com a água. Além dos impactos no território, o projeto busca apoiar a inclusão de sistemas de esgotamento sanitário nos processos de replicação de organizações como a ASA. Em 2022, no retorno ao território pós pandemia, verificou-se a necessidade de uma ação de revitalização das cisternas construídas e reciclagem de treinamentos para os cuidados com os sistemas. Adicionalmente, será refeito o sistema de tratamento de esgoto em uma das escolas. A iniciativa Saneamento Inclusivo é responsável pela coordenação técnica do projeto, com o desenvolvimento dos estudos, projetos e planejamento para a implementação dos sistemas de tratamento de esgoto nas escolas, junto à dinâmica de implementação de cisternas.

  • 2020: realização de diagnóstico de saneamento, com urgência dada para deficiências encontradas
  • 2021: elaboração de estudo de soluções e plano de ação, indicando caminhos estratégicos
  • 2022: desenvolvimento de projeto de drenagem urbana, concluída com a doação de projeto básico de macrodrenagem
  • 2023: iniciado projeto de sistema de esgotamento sanitário (concepção e termo de referência para projeto básico)

Iniciativa realizada pela Associação Bem-te-Vi Diversidade, em parceria com ASA, iniciativa Saneamento Inclusivo e Instituto Água e Saneamento

Semiárido; rural; escolas; cisternas; tratamento e reuso de esgoto

Articulação inicial Fase 1 – Preparação Fase 2 – Planejamento Fase 3 – Implementação Fase 4 – Amplificação
Realizado
Em construção
Planejado

  • Compatibilidade para inclusão de sistemas de tratamento de esgoto no processo de replicação da ASA
  • Importância de soluções modulares e de manutenção simples e acessível para os sistemas
  • Conhecimentos e práticas para cuidado com os sistemas devem ser passados de forma estratégica para que não se perca com o tempo (troca de equipes escolares e secretaria municipal)
  • Acompanhamento das obras é crucial para que sistemas sejam bem executados.

Notícias
Documentos
  • RELATÓRIO FINAL DE PROJETO: "Projeto Cisternas e Saneamento em escolas do Município de Barra, Bahia" - Relatório Final Barra

×