PROJETOS-PILOTO

Por meio dos projetos pilotos, o IAS  busca, além de trazer condições adequadas de saneamento para o local, contribuir para o aprimoramento e validação de ferramentas, soluções e metodologias, gerar conhecimento mais aprofundado sobre os contextos específicos e impulsionar outras esferas de desenvolvimento. 

Ao gerar impactos significativos e melhorias no território, estas iniciativas ampliam o repertório de soluções disponíveis para lidar com o saneamento nos mais diversos contextos, contribuindo para a universalização dos serviços. 

Conheça abaixo as iniciativas nas quais o IAS está ativamente envolvido.

Uma comunidade preparando melhorias de saneamento em sua região. A ilustração mostra uma mãe e uma filha; uma mestre-de-obras; um agricultor; uma operária; um balde de água, uma carriola com brita.

Drenagem urbana e acesso ao esgotamento sanitário para o Jardim Lapenna, SP

São Paulo, SP
2019

12 mil pessoas na Zona Leste de São Paulo cercados por um trilho de trem, uma estação de tratamento de esgoto, uma indústria química, uma grande avenida e um córrego na várzea do rio Tietê. O projeto-piloto do Jardim Lapenna pretende resolver a drenagem urbana do local e, assim, garantir o acesso ao esgotamento sanitário. A iniciativa é uma parceria do Instituto Água e Saneamento - IAS, Fundação Tide Setúbal, Instituto Iguá, Instituto Galo da Manhã e Mandato da Deputada Estadual Marina Helou. 

Aldeia Indígena Taximirim Guarani M’Biá

Saneamento na Aldeia Indígena Taximirim Guarani M’Byá – Paraty-Mirim, RJ

Paraty-Mirim, RJ
2019

55 famílias na aldeia indígena Itaxim, do povo Guarany M´Biá da Terra indígena de Paraty-Mirim, no estado do Rio de Janeiro. Uma parceria entre o Instituto Água e Saneamento – IAS e Instituto Çarê, com apoio da FUNAI, para garantir sistemas de saneamento adequados às condições locais, impactando positivamente o território e promovendo a sustentabilidade e autonomia da comunidade para operar e manter seus sistemas de saneamento.  

Cisterna da comunidade de Nova União, Julho 2019 / Crédito: Cipó comunicação. Foto mostra crianças em frente à cisterna construída pelo projeto-piloto em parceria com o Instituto Água e Saneamento no município de Barra, Bahia.

Projeto cisternas e saneamento em escolas do município de Barra, BA

Barra, BA
2018

40 escolas municipais da zona rural do município estão sendo beneficiadas pela construção de cisternas e sistemas de tratamento e reuso de esgoto. A experiência vem sendo implementada pela Associação Bem-Te-Vi Diversidade em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), e o Centro de Assessoria Assuruá (CAA), contando com o apoio do IAS no planejamento, projeto e implementação dos sistemas.