Publicações & Estudos

A iniciativa Saneamento Inclusivo realiza pesquisas e produz conhecimento sobre esgotamento sanitário, explorando aspectos e caminhos que buscam colaborar para o repertório de soluções adequadas aos diferentes contextos, realidades e condições brasileiras. Desenvolvemos estudos fundantes da iniciativa, linha de pesquisa com universidades, e pesquisas em parceria com outras organizações.


Estudos fundantes da iniciativa

A RELEVÂNCIA DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DESCENTRALIZADO E SISTEMAS BASEADOS NO MANEJO DO LODO FECAL

Autores: TOMAZ GREGORI KIPNIS e PAULO BERNARDO NEVES E CASTRO

Edição: INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS), Outubro de 2020

Este estudo explora os potenciais do saneamento descentralizado no Brasil, para acessibilizar o atendimento de esgoto nos contextos que são recorrentemente desassistidos pelos sistemas centralizados. Além de trazer um embasamento sobre o propósito, as etapas da cadeia de serviço e as diferentes formas de fazer o manejo do esgoto doméstico, este estudo verifica aspectos relacionados à relevância dos sistemas descentralizados para a universalização dos serviços de saneamento e traz alguns desafios relacionados à capacidade de replicação destes sistemas no Brasil.

Download PDF

REFERENCIAL TÉCNICO PARA DEFINIÇÃO DE SOLUÇÕES DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DESCENTRALIZADO E BASEADOS NO MANEJO DO LODO FECAL

Autores: TOMAZ GREGORI KIPNIS e PAULO BERNARDO NEVES E CASTRO

Edição: INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS), Outubro de 2020

Este material apresenta caminhos para efetivar o atendimento de esgoto por meio de sistemas descentralizados e baseados no manejo do lodo fecal. O conteúdo, a ser atualizado e aprimorado continuamente, traz um embasamento sobre as diferentes etapas da cadeia de serviço de esgoto, ilustra as principais alternativas para cumprir tais funções e possíveis arranjos para efetivação. Para cada solução elencada apresenta os fatores determinantes e aspectos relevantes para a seleção das soluções e tecnologias, além de levantar caminhos possíveis para a definição dos modelos de serviço coletivos para operação e manutenção dos sistemas. Com isso busca-se auxiliar na definição de sistemas mais adaptados e virtuosos a cada localidade, amparando a prestação de serviço, gestão pública, comunidades e atividades da sociedade civil. E assim, contribuir para a formulação de arranjos para atendimento de esgoto eficientes e que caminhem em direção à universalização dos serviços em prazos mais condizentes com a urgência da questão, especialmente nos locais ainda desassistidos.

Download PDF

Parceria com universidades

Com a proposta de agregar aos desenvolvimentos da Iniciativa Saneamento Inclusivo, e ao mesmo tempo otimizar a difusão das abordagens e conhecimentos, foi estruturada uma linha de pesquisa especifica para o desenvolvimento de estudos em parceria com universidades.
A ideia é alavancar os avanços na pesquisa sobre os conhecimentos relacionados ao saneamento inclusivo, difundir seus conceitos dentro das universidades e apoiar pesquisadores e departamentos que historicamente enfrentam baixos níveis de investimento em pesquisa e extensão.


Parceria com outras organizações do setor

Desenvolvemos também estudos com outros atores relevantes do setor, com objetivo de aprofundar em temáticas de interesse.

×