Publicações & Estudos

A iniciativa Saneamento Inclusivo realiza pesquisas sobre saneamento, explorando aspectos e caminhos que colaboram, ou podem colaborar, para um repertório de soluções mais adaptados e qualificado para as diversidades brasileiras. Os estudos desenvolvidos são conduzidos de diferentes formas, seja internamente pela iniciativa (fundantes), em parceria com outras organizações do setor, ou em parceria com universidades.


Estudos fundantes da iniciativa

Esta linha de desenvolvimento se refere aos estudos elaborados internamente pela iniciativa Saneamento Inclusivo, que fundamentam e dão norte para os conceitos e abordagens defendidos e aplicados em seus projetos.

A RELEVÂNCIA DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DESCENTRALIZADO E SISTEMAS BASEADOS NO MANEJO DO LODO FECAL

Autores: TOMAZ GREGORI KIPNIS e PAULO BERNARDO NEVES E CASTRO

Edição: INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS), Outubro de 2020

Este estudo explora os potenciais do saneamento descentralizado no Brasil, para acessibilizar o atendimento de esgoto nos contextos que são recorrentemente desassistidos pelos sistemas centralizados. Além de trazer um embasamento sobre o propósito, as etapas da cadeia de serviço e as diferentes formas de fazer o manejo do esgoto doméstico, este estudo verifica aspectos relacionados à relevância dos sistemas descentralizados para a universalização dos serviços de saneamento e traz alguns desafios relacionados à capacidade de replicação destes sistemas no Brasil.

Download PDF

REFERENCIAL TÉCNICO PARA DEFINIÇÃO DE SOLUÇÕES DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DESCENTRALIZADO E BASEADOS NO MANEJO DO LODO FECAL

Autores: TOMAZ GREGORI KIPNIS e PAULO BERNARDO NEVES E CASTRO

Edição: INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO (IAS), Outubro de 2020

Este material apresenta caminhos para efetivar o atendimento de esgoto por meio de sistemas descentralizados e baseados no manejo do lodo fecal. O conteúdo, a ser atualizado e aprimorado continuamente, traz um embasamento sobre as diferentes etapas da cadeia de serviço de esgoto, ilustra as principais alternativas para cumprir tais funções e possíveis arranjos para efetivação. Para cada solução elencada apresenta os fatores determinantes e aspectos relevantes para a seleção das soluções e tecnologias, além de levantar caminhos possíveis para a definição dos modelos de serviço coletivos para operação e manutenção dos sistemas. Com isso busca-se auxiliar na definição de sistemas mais adaptados e virtuosos a cada localidade, amparando a prestação de serviço, gestão pública, comunidades e atividades da sociedade civil. E assim, contribuir para a formulação de arranjos para atendimento de esgoto eficientes e que caminhem em direção à universalização dos serviços em prazos mais condizentes com a urgência da questão, especialmente nos locais ainda desassistidos.

Download PDF

Estudos com organizações parceiras

Esta linha se refere às pesquisas conduzidas em parceria com outras organizações interessadas em pautas relacionadas a saneamento. Estas parcerias são estabelecidas de diferentes maneiras, e envolvem diferentes arranjos de responsabilidade, seja na proposição de novos escopos de pesquisa, no desenvolvimento dos trabalhos e/ou na divulgação e encaminhamento dos resultados.


Estudos com universidades

Esta linha faz parte de uma estratégia de impacto junto a universidades no país, fomentando pesquisas que exploram aspectos de saneamento nos contextos de maior vulnerabilidade no Brasil, seja no entendimento de questões, seja no aprofundamento de soluções inclusivas. Neste âmbito, a iniciativa propõe tópicos de estudo junto a bolsas de pesquisa e coorientação dos trabalhos, de forma conjunta com o corpo docente dos departamentos das universidades parceiras.

×