Conjuntura, Governança e Desafios dos Serviços de Limpa Fossa no Brasil (2022-2023) – UNICAMP

A presente parceria foi estruturada a Unicamp para o desenvolvimento de 2 bolsas de iniciação científica para pesquisadores de graduação interessados nos seguintes temas:

I. Estudo sobre as condições atuais dos serviços de limpa fossa no Brasil e mecanismos para aprimorar e tornar mais acessíveis os serviços de coleta e transporte de lodo fecal em comunidades isoladas

Este estudo foca em verificar as condições existentes para os serviços de limpa fossa no Brasil, com um olhar para legislações, regulação e fiscalização, além de aspectos com relação às condições operacionais e de modelos de negócios. Com isso, busca-se delinear/ levantar os déficits e desafios enfrentados relacionados a estes serviços, tanto das perspectivas dos contratantes e município, como da perspectiva dos prestadores dos serviços de limpa fossa.

II. Condições e desafios operacionais e comerciais enfrentados junto aos serviços de coleta e transporte de lodo fecal (limpa fossa)

Este estudo busca determinar e entender as condições encontradas pelos prestadores de serviços de coleta e transporte de lodos fecais no Brasil, observando do ponto de vista prático os desafios enfrentados por atores desse setor. Pretende-se delinear os modelos de prestação de serviço e seus padrões de qualidade. Toma-se aqui um foco prático na realização do serviço, norteando-se pela pergunta norteadora que é “quais são os principais gargalos existentes a prestação do serviço no país?”, no entanto, diante da perspectiva do prestador de serviços. Procura-se identificar acesso à informação, barreiras reguladoras, sustentabilidade da prestação do serviço, barreiras tecnológicas.

Saiba mais

Veja o documento norteador da chamada com o detalhamento dos projetos de pesquisa em parceria com a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (SP)

FAQ

Para inscrições enviar:

CV+ carta de motivação para o estudo (até 20 de setembro de 2022) para o e-mail: wwtrr@unicamp.br

Prazos etapas de seleção:

20 de Setembro  – Envio de documentação por parte dos interessados

23 de Setembro  – Chamamento de entrevistas

26 a 28 de Setembro  – Realização das entrevistas

30 de Setembro  – Divulgação do resultado

– Estudante cursando do 3o ao 5º ano de cursos da graduação da UNICAMP;

– Proficiência no pacote Office (em especial Excel); 

– Proatividade para levantamentos de dados e coleta de informações com atores do setor de saneamento, incluindo entrevistas.

* Estudantes de diferentes graduações e áreas são encorajados à aplicação

Entre em contato conosco no e-mail suporte@saneamentoinclusivo.org.br

×