O que é Saneamento Inclusivo?

O que é Saneamento Inclusivo?

O saneamento inclusivo é uma abordagem que busca garantir o atendimento de esgoto a todos, independente do contexto de ocupação do território, localização e perfil socioeconômico.

Num contexto em que grande parte dos brasileiros ainda não possuem atendimento adequado de esgoto, muitos dos quais vivendo em agrupamentos urbanos precários, periurbanos, comunidades rurais ou pequenos municípios, o repertório para impulsionar avanços em direção à universalização do acesso ao esgotamento deve ser diverso e adaptável às condições locais. Diante da diversidade de contextos territoriais no Brasil, a dependência excessiva de um único modelo de atendimento de esgoto, no caso sistemas centralizados convencionais, acaba por restringir avanços e dificultar a universalização.

No Brasil, as desigualdades e assimetrias que caracterizam o acesso ao esgotamento sanitário estão intimamente relacionadas a questões culturais e territoriais. Os sistemas convencionais de esgoto não se mostram financeira ou tecnicamente viáveis em todos os contextos de ocupação do país e, em muitos casos, envolvem custos e infraestruturas pouco compatíveis com as condições locais. Ao mesmo tempo, existe um amplo e diversificado repertório de soluções que podem ajudar a cumprir o propósito do manejo de esgotos, muitas das quais são mais vantajosas do que sistemas centralizados, a depender do contexto local.

Assim, a abordagem do saneamento inclusivo busca um repertório diversificado de soluções, e que estas sejam capazes de oferecer sistemas adaptados e efetivos aos diferentes contextos. No âmbito de soluções estruturais, contempla tanto sistemas centralizados como descentralizados e semi-centralizados, levando em conta tanto tecnologias industriais como sociais. Considerando os interesses e condições locais como centrais na definição das soluções, este caminho pode se mostrar mais viável e eficiente, aproximando o planejamento do setor às urgências da questão.

Consequentemente, é condição fundamental para o desenvolvimento sustentável. Por isso, a universalização dos serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário compõem os objetivos da agenda para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. No SI, nos movemos para reverter os entraves que existem no caminho rumo a este objetivo.

Hoje, apenas 48% dos domicílios brasileiros têm acesso à coleta e tratamento de esgoto ou soluções individuais apropriadas de tratamento, de acordo com dados do Plano Nacional de Saneamento (Plansab). A diferença marcante nas formas de uso e ocupação do solo no país, somada à intensa e rápida concentração populacional nos centros urbanos, demandam soluções ágeis e adequadas aos contextos locais.

Por tudo isso, esperamos que, o conhecimento reunido nesta plataforma, inspire experiências locais Brasil afora, fortalecendo cada vez mais os projetos de saneamento da sociedade civil, de governos, comunidades locais e prestadores de serviços.

×