A experiência da GIZ no setor de água e esgotamento sanitário na América Latina

Pavía Santolamazza, Daniela; Gerhardt, Cornelia; Rosenauer, Michael

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Pavía Santolamazza, Daniela; Gerhardt, Cornelia; Rosenauer, Michael

Cobertura

América Latina: Bolívia, Peru e Nicarágua.

Fonte

BIVICA

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2015

Países dessa região passam por dificuldades semelhantes quanto a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário. O serviço não tem uma cobertura abrangente e em alguns lugares a qualidade é questionável. Quando é implementado alguma política pública tende a fracassar devido a falta de dados, serviços decentralizados, principais stakeholders lutando por interesses próprios.

Planejamento/metodologia

Foram definidas 3 abordagens para a linha de trabalho: a primeira abordagem é sócio-política: 1. promover o empoderamento dos cidadãos e políticos, 2. investir em saúde, meio ambiente, cultura e educação, 3. fortalecer a relação entre governos e prestadoras de serviços. A segunda abordagem é: Sistema de desenvolvimento de capacidade: 1. desenvolver a capacidade técnica, 2. Estruturação, Por fim a terceira abordagem é Governança e Governança Corporativa.

Políticas públicas

Bolívia- o programa PERIAGUA está sendo atualmente, aplicando as diretrizes da abordagem Sócio-política, trabalhando no nível operacional. Peru- desenvolveram 2 programas: 1. PROAGUA- reforma nos serviços de saneamento II e PROACC que foi uma parceria do GIZ com o setor privado- desenvolvimento de um modelo de governança para a gestão de recursos hídricos. Nicaragua- existe o programa PROATAS que apoia a estratégia de fortalecimento institucional.

×