Manual de saneamento

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde.

Acesse a publicação na íntegra

Tipo de ator

Autores

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde.

Cobertura

Brasil

Fonte

Ministério da Saúde

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2019

Refinamento dos critérios e parâmetros adotados, tais como coeficientes de produção de sólidos dos sistemas de tratamento de esgoto considerados; fluxogramas alternativos de descarte do lodo aeróbio de excesso em ETEs com reatores UASB e Pós-tratamento aeróbio; dimensionamento de Tanques de Equalização, equipamentos mecânicos de desaguamento de lodo, Leitos de Secagem e pátios de higienização de lodo por EAP.

Diante da necessidade de difusão dos conteúdos relacionados ao saneamento básico e da padronização de conteúdos, essa publicação da FUNASA serve como elemento de consulta central para profissionais que atuam no setor de saneamento básico.

Soluções e tecnologias

O documento apresenta e detalha uma série de tecnologias voltadas ao tratamento e disposição do lodo; apresentando detalhes de concepção e precificação de implementação (CAPEX) e operação (OPEX).

Planejamento/metodologia

O estudo traz um levantamento detalhado e recente sobre os custos envolvidos no tratamento e disposição de lodos provenientes de estações de tratamento de esgoto, permitindo a melhor avaliação do impacto dessa componente no planejamento de ETEs.

×