Recuperação de Recursos e Tratamento de Lodo Fecal: um estudo de caso de Lubhu, Nepal
Tipo de ator
Autores
Shrestha, Rajendra Dangol, Bipin Rajbhandari, ReetuCobertura
NepalFonte
ENPHOIdioma
Tipo de publicação
Ano
2017O sistema tem sido muito bem percebido pela população local, além de destinar adequadamente o lodo proveniente das latrinas instaladas no assentamento temporário, está viabilizando o aumento da produtividade agrícola e produzindo composto e biogás.
Tratamento de lodo fecal proveniente de latrinas emergenciais Necessidade destinação do lodo associada a escassez hídrica local
Arranjo institucional
A implementação da estação de tratamento de lodo fecal em Lubhu foi viabilizada por um arranjo institucional que integra a necessidade sanitária de tratamento do lodo fecal, governo local, a escassez hídrica da região, que incentivou o proprietária da terra a aceitar a instalação da unidade em sua propriedade devida a possibilidade de reuso da água tratada para irrigação. Demonstra o ganho de iniciativas direcionadas a produtos de interesse local.
Soluções e tecnologias
O sistema de tratamento proposto no estudo é composto por: tanque de recebimento e deságue do lodo. O tratamento do lodo é realizado por biodigestor seguido de tanque de estabilização e leito de secagem. O tratamento da água residual é realizado por tanque séptico compartimentado (ABR) seguido de filtro anaeróbio e filtro de pedra plantado. A água efluente ao sistema é coletada em tanques e usada na agricultura local.