Rumo a uma cidade modelo em saneamento: operacionalizando a regulação em manejo do lodo fecal (FSM) em Warangal
Tipo de ator
Autores
V.S. Chary, Y. M. Reddy, S. AhmadCobertura
Warangal;Fonte
SUSANA- FSM INNOVATIONIdioma
Tipo de publicação
Ano
2017No passado essa cidade sofria com a falta de saneamento adequado, porém com o gerenciamento do lodo fecal e esgotamento sanitário, ela se tornou uma cidade modelo em termos de saneamento
Soluções e tecnologias
Foi desenvolvido um banco de dados cuja a manutenção dos registros são feitos em tempo real, todo registro de limpeza da fossa e esvaziamento, assim o software emite alertas quando está chegando a próxima limpeza. Facilitando o controle da cadeia de serviços como um todo.
Ações para engajamento
Para o engajamento dos consumidores foram realizados programas de conscientização para um gerenciamento seguro com remoção do lodo fecal programado. Para o engajamento dos operadores foi dedicado uma linha de apoio e capacitação dos mesmos.
Políticas públicas
Foram implementados alguns regulamentos para o gerenciamento do lodo fecal, como: Licenciamento e treinamento de pedreiros construtores de fossas e banheiros, inspeção da equipe de saneamento para aprovar a construção, licença de operação dos serviços mecanizados e normas para uso dos EPIS pelos limpadores de fossa-séptica.