Saneamento rural: desafio que exige novas soluções

Tipo de ator

Autores

Melo, Suely

Cobertura

Brasil

Fonte

Revista DAE

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2019

Panorama sobre as principais dificuldade enfrentadas pelo saneamento rural no contexto brasileiro Necessidades de tecnologias e assessoria especializada e formulação de políticas públicas

Soluções e tecnologias

Em termos tecnológicos o artigo levanta a necessidade de assessoria especializada a população rural para que as tecnologias cumpram seu papel sanitário. Salienta ainda que os sistemas descentralizados enfrentam diferentes desafios que os convencionais, como a necessidade de se planejar o manejo do lodo acumulado. Exemplifica como tecnologias interessantes para o meio rural a bacia de evapotranspiração (BET), círculo de bananeiras e tanque séptico associado a um filtro anaeróbio e vala de bambu.

Políticas públicas

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) deve ser um “espaço aberto à construção de saberes, organização e planejamento de ações e consolidação de ideais". O artigo mostra alguns critérios importantes que devem ser abordados por novas políticas públicas voltadas para o saneamento rural no Brasil, dentre eles destaca a necessidade de construção conjunta com as comunidades locais, para atendimento de realidades específicas. Nota que no contexto rural muitas das soluções partem (irão partir) do próprio usuário, no entanto a esfera estatal deve se responsabilizar para que tais soluções sejam adequadamente implementadas e mantidas.

×