SNIS – Diagnóstico Temático Serviços de Água e Esgoto (ano referência 2020)

Brasil. Secretaria Nacional de Saneamento.

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Brasil. Secretaria Nacional de Saneamento.

Cobertura

Brasil

Fonte

Ministério do Desenvolvimento Regional

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2021

O livro espera servir como uma base para a concepção de sistemas de esgotamento sanitário baseados no manejo dos lodos fecais, fornecendo subsídios para planejamento e dimensionamento básico dos sistemas.

O diagnóstico adequado da situação do saneamento básico a nível nacional é a maior desafio na elaboração de políticas públicas efetivas e no planejamento estratégico e econômico de ações estruturais e estruturantes. No Brasil o principal documento situacional do saneamento básico são os relatório anuais do SNIS, que trata nesse volume das componentes abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Soluções e tecnologias

O livro traz os parâmetros básicos para dimensionamento de unidades de tratamento de lodos fecais, apresentando tecnologias voltadas ao pré-tratamento, separação sólido líquido, estabilização, co-tratamento com esgotos sanitários, desaguamento e tratamento complementar da fração sólida para reuso ou disposição final.

Ações para implementação

O livro traz um capítulo dedicado aos levantamentos necessários para o dimensionamento de estações de tratamento de lodos fecais.

Planejamento/metodologia

O livro traz diversos capítulos direcionados a contextualização e planejamento de sistemas de manejo de lodos fecais, cobrindo aspectos como desafios do esgotamento sanitário, arranjos institucionais e legislativos.

×