Custos de Implementação e Operação de Sistema em Escala Real de Manejo de Lodos Fecais e Tratamento de Esgoto em Dakar, Senegal

Dodane, Pierre-henri Sow, Ousmane Strande, Linda

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Dodane, Pierre-henri Sow, Ousmane Strande, Linda

Cobertura

Dakar, Senegal, África Subsaariana

Fonte

Environmental Science and Technology

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2012

O estudo conclui que sistemas baseados na gestão do lodo fecal (FSM) custam menos do que os convencionais. Custo de implementação 40 vezes menor, principalmente devido a rede convencional de coleta e transporte; e custos gerais, implementação mais operação, 5 vezes menor. Dessa forma sistemas FSM são uma poderosa ferramenta para a ampliação do esgotamento sanitário em países com baixo poder econômico.

Região de alta densidade demográfica e ocupação irregular (favela), possui os dois modelos de saneamento implementado, permitindo sua comparação (custo) sob as mesmas condições Avaliação de fatores chave nos custos do esgotamento sanitário, como ligação, tarifação, coleta & transporte e tratamento Avalia custos de implementação e custos operacionais

Soluções e tecnologias

Sistema convencional (centralizado) composto basicamente por rede de coleta e uma estação de tratamento de esgoto (por meio de lodos ativados) Sistema baseado na gestão do lodo fecal (FSM), composto por unidades locais de armazenamento e contenção, sistema de logística de coleta & transporte do lodo fecal e estação de tratamento.

Modelo de negócios

Em Dakar, Senegal, o atendimento de esgotamento sanitário é realizado por dois tipos distintos de sistema de esgotamento, um sistema convencional e um sistema baseado na gestão do lodo fecal (FSM). Em termos de negócio o estudo mostra como o sistema FSM, além de ser menos custoso, permite a desoneração da prestadora de serviço de água e esgoto, pulverizando os custos entre a prestadora, os usuário e o setor privadas.

×