Escada do Saneamento, o que se define como esgotamento sanitário adequado?

Exley, Josephine L.R. Liseka, Bernard Cumming, Oliver Ensink, Jeroen H.J.

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Exley, Josephine L.R. Liseka, Bernard Cumming, Oliver Ensink, Jeroen H.J.

Cobertura

Mundo

Fonte

Environmental Science and Technology

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2015

Conclui-se que comunidades servidas por serviços compartilhados apresentam condições higiênicas adequadas, contradizendo a alocação dessas soluções no grupo de "soluções não melhoradas" pela ONU.

Necessidade de entendimento da eficácia de ações/ sistemas sanitários Os parâmetros determinados pela escada do esgotamento sanitário e pelos ODMs são amplamente utilizados para determinar o nível de adequação de tecnologias de esgotamento sanitário, avaliar sua eficácia é essencial para garantir que a saúde da população atendida.

Planejamento/metodologia

Apresenta as metodologias de classificação do saneamento de acordo com a ONU (melhoradas e não melhoradas) e JMP (melhoradas, não melhoradas e compartilhadas). A partir de fatores microbiológicos avalia a eficiência de sistemas de esgotamento sanitário na preservação de condições de sanitárias. Mede-se E. colli em pontos de contato com as mãos, ovos de helmintos em pontos de contato com os pés e de moscas, como parâmetros indicativos de manutenção de condições de higiene adequadas.

×