Saneamento rural: desafio que exige novas soluções
Tipo de ator
Autores
Melo, SuelyCobertura
BrasilFonte
Revista DAEIdioma
Tipo de publicação
Ano
2019Panorama sobre as principais dificuldade enfrentadas pelo saneamento rural no contexto brasileiro Necessidades de tecnologias e assessoria especializada e formulação de políticas públicas
Soluções e tecnologias
Em termos tecnológicos o artigo levanta a necessidade de assessoria especializada a população rural para que as tecnologias cumpram seu papel sanitário. Salienta ainda que os sistemas descentralizados enfrentam diferentes desafios que os convencionais, como a necessidade de se planejar o manejo do lodo acumulado. Exemplifica como tecnologias interessantes para o meio rural a bacia de evapotranspiração (BET), círculo de bananeiras e tanque séptico associado a um filtro anaeróbio e vala de bambu.
Políticas públicas
O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) deve ser um “espaço aberto à construção de saberes, organização e planejamento de ações e consolidação de ideais". O artigo mostra alguns critérios importantes que devem ser abordados por novas políticas públicas voltadas para o saneamento rural no Brasil, dentre eles destaca a necessidade de construção conjunta com as comunidades locais, para atendimento de realidades específicas. Nota que no contexto rural muitas das soluções partem (irão partir) do próprio usuário, no entanto a esfera estatal deve se responsabilizar para que tais soluções sejam adequadamente implementadas e mantidas.