Carreta Movida a Motocicleta de Transporte de Lodo

Equipamento de transporte de pequenos volumes de lodo coletado, a ser transportado por distâncias moderadas, com razoável velocidade de deslocamento. Por ser um veículo de pequeno porte pode acessar alguns espaços que são restritos a caminhões e caminhonetes. Apresenta uma melhor capacidade de transporte em relação às carretas manuais e representa uma melhora nas condições de trabalho do operador, além de melhorar a eficiência de transporte do lodo por se deslocar a velocidades mais elevadas. Capacidade de transporte de acordo com a propulsão, até 200 L para sistemas manuais e até 400 L para sistemas motorizados.


Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×