Leito de Secagem

Unidade de secagem de lodos por meio de processos físicos. Se constitui em uma estrutura onde o lodo é aplicado sobre uma camada filtrante disposta sobre um fundo impermeável, o equipamento retém a fração sólida ao passo que permite o escoamento da fase líquida, que deve ser coleta encaminhada para tratamento. Nos leitos de secagem a remoção da umidade ocorre por duas vias físicas principais, a drenagem através do meio filtrante e a evaporação na superfície exposta a atmosfera, sendo muito adaptado a condições climáticas quentes e secas.


Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×