Rede de Coleta com Retenção de Sólidos

Sistema de coleta e transporte dos efluentes domésticos após uma unidade de retenção de sólidos, como um tanque séptico. Por realizar o transporte dos efluentes com reduzida carga de sólidos estas redes podem operar com diâmetro nominal e declividade muito reduzidos em relação aos sistemas convencionais e convencionais devida aos menores requisitos para autolimpeza da rede. Este modelo de rede de transporte de efluentes pode ser operado a seção plena, o que também o distingui dos sistemas convencionais e condominiais. Também pode ser aplicado para possibilitar a ampliação da capacidade de redes de coleta e transporte já existentes, ao acrescentar uma carga líquida adicional de baixo teor de sólidos, uso bastante recorrente no Japão.


Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×