Secagem Térmica e Peletização

Processo de secagem do lodo e remoção de patógenos; pode também peletizar o produto final. Muito compacta e robusta, essa solução alcança uma elevada redução de volume e da carga patogênica. o lodo a ser tratado deve ter umidade 45 e 90%; lodo de sistemas secos pode ser adicionado a lodos de fossas sépticas para alcançar esses valores (a literatura reporta um traço de 1:2, lodo-seco:lodo-fresco). O produto final apresenta praticidade para aproveitamento energético e possui um aspecto de fácil aceitação para os usuários. Aplicável em contextos onde há limitações severas na área disponível para implementação do tratamento dos lodos por sistemas naturais.


Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×