- Saneamento Inclusivo /
- Base de Conhecimentos /
- Base de Publicações /
- Tratamento De Esgotos Domesticos Em Comunidades Isoladas.
- LIVRE ACESSO
Livros / 2018
Tratamento De Esgotos Domesticos Em Comunidades Isoladas.
Tonetti, A.L., Brasil, A.L., Madrid, F.J.P. y L., Figueiredo, I.C.S., Schneider, J., Cruz, L.M. de O., Duarte, N.C., Fernandes, P.M., Coasaca, Lima, R., Garcia, R.S., Magalhães, T.M.
Resumo
Esse documento é um abrangente levantamento da questão do esgotamento sanitário em comunidades isoladas no Brasil, apresentando desde um panorama da questão no país (ano referência 2018), passando por legislações pertinentes até a apresentação de tecnologias com detalhes construtivos e operacionais.
Ficha técnica
- TIPO DE PUBLICAÇÃO
Livros - TIPO DE ATOR
Academia - IDIOMA
Português - AUTORES
Tonetti, A.L., Brasil, A.L., Madrid, F.J.P. y L., Figueiredo, I.C.S., Schneider, J., Cruz, L.M. de O., Duarte, N.C., Fernandes, P.M., Coasaca, Lima, R., Garcia, R.S., Magalhães, T.M.
- ANO DE PUBLICAÇÃO
2018 - LIVRE ACESSO?
Sim - FONTE
Universidade Estadual de Campinas Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
Questões enfrentadas
- Brasil;
- esgotamento sanitário em situações isoladas;
- Necessidade de um referencial técnico de soluções para o esgotamento sanitário em situações isoladas.
Soluções empregadas
As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:
- Planejamento/ metodolodias;
- soluções e tecnologias estruturais.
Planejamento/ metodologias:
O documento apresenta, em suas seções iniciais, um panorama sobre temas estruturantes e as atividades de esgotamento sanitário em comunidades isoladas, sendo abordados o panorama atual no Brasil (ano de referência 2018), a legislação ambiental pertinente e os processos envolvidos no tratamento de esgotos dométicos.
Soluções e tecnologias estruturais:
O documento apresenta uma ampla gama de soluções para o esgotamento sanitário em condições isoladas, sendo mostrado, para cada tecnologia, Aspectos construtivos e funcionamento do sistema, Considerações e recomendações, além de tipo de esgoto tratado, tipo de sistema, demanda por pré-tratamento, área necessária para até 5 pessoas, eficiência, frequência de manutenção, necessidade de remoção de lodo, dimensionamento e detalhes de projeto, casos bem sucedidos e
outras referências;