Sinônimo


Fonte


Significados


Explorar Glossário Creative Commons

  • LIVRE ACESSO

Livros / 2018

Tratamento De Esgotos Domesticos Em Comunidades Isoladas.

Tonetti, A.L., Brasil, A.L., Madrid, F.J.P. y L., Figueiredo, I.C.S., Schneider, J., Cruz, L.M. de O., Duarte, N.C., Fernandes, P.M., Coasaca, Lima, R., Garcia, R.S., Magalhães, T.M.

 

Resumo

Esse documento é um abrangente levantamento da questão do esgotamento sanitário em comunidades isoladas no Brasil, apresentando desde um panorama da questão no país (ano referência 2018), passando por legislações pertinentes até a apresentação de tecnologias com detalhes construtivos e operacionais.

 

Ficha técnica

  • TIPO DE PUBLICAÇÃO
    Livros
  • TIPO DE ATOR
    Academia
  • IDIOMA
    Português
  • AUTORES
    Tonetti, A.L., Brasil, A.L., Madrid, F.J.P. y L., Figueiredo, I.C.S., Schneider, J., Cruz, L.M. de O., Duarte, N.C., Fernandes, P.M., Coasaca, Lima, R., Garcia, R.S., Magalhães, T.M.
  • ANO DE PUBLICAÇÃO
    2018
  • LIVRE ACESSO?
    Sim
  • FONTE
    Universidade Estadual de Campinas
  • Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
 

Questões enfrentadas

- Brasil;
- esgotamento sanitário em situações isoladas;
- Necessidade de um referencial técnico de soluções para o esgotamento sanitário em situações isoladas.

 

Soluções empregadas

As ações aplicadas são voltadas aos seguintes aspectos:
- Planejamento/ metodolodias;
- soluções e tecnologias estruturais.
 

Planejamento/ metodologias:

O documento apresenta, em suas seções iniciais, um panorama sobre temas estruturantes e as atividades de esgotamento sanitário em comunidades isoladas, sendo abordados o panorama atual no Brasil (ano de referência 2018), a legislação ambiental pertinente e os processos envolvidos no tratamento de esgotos dométicos.

Soluções e tecnologias estruturais:

O documento apresenta uma ampla gama de soluções para o esgotamento sanitário em condições isoladas, sendo mostrado, para cada tecnologia, Aspectos construtivos e funcionamento do sistema, Considerações e recomendações, além de tipo de esgoto tratado, tipo de sistema, demanda por pré-tratamento, área necessária para até 5 pessoas, eficiência, frequência de manutenção, necessidade de remoção de lodo, dimensionamento e detalhes de projeto, casos bem sucedidos e 
outras referências;