Contexto


Sinônimo

Sigla

Tipo de Fonte

Fonte

Significados

PROCESSO DE REPLICAÇÃO DE PROJETOS-PILOTO

Projetos-piloto voltados para o saneamento comunitário constituem uma importante oportunidade para o desenvolvimento local. Eles trazem soluções para o déficit de saneamento, além de fortalecer capacidades e engajamento local e contribuir para a consolidação do repertório de soluções a ser aplicado em diversos territórios. Ao mesmo tempo, se constituem ações complexas, que envolvem diversos atores, conhecimentos e atividades de diferentes naturezas. Por isso, a estruturação de uma ação deve ser estratégica e integrada com as demandas e condições locais para ser efetiva e gerar os impactos positivos almejados. 

Este é o foco deste material, elaborado para nortear o trabalho da iniciativa Saneamento Inclusivo com projetos-piloto, mas que pode ser útil para outras organizações que já atuam ou têm interesse em atuar com saneamento em comunidades.

Além das experiências já acumuladas pela iniciativa em sua atuação com projetos-piloto, foram consideradas algumas importantes referências, que guiam e complementam este processo, como CLUES (Community Led Urban Environmental Sanitation); PHAST (Participatory Hygiene and Sanitation Transformation) e Sanitation 21.

O PROCESSO

No entendimento do Saneamento Inclusivo, o ciclo completo do projeto piloto se estende da preparação de determinada ação e organização dos atores até o monitoramento e sistematização dos resultados obtidos (utilizados para atualização dos processos e  difusão dos aprendizados). Para realizar este ciclo de forma virtuosa, as atividades envolvidas no decorrer do projeto foram concebidas em 4 etapas principais, cada uma resultando em produtos ou marcos que constituem importantes avanços por si só.

Deste modo,  é essencial considerar uma distribuição estratégica de esforços entre as etapas, dependendo dos objetivos, recursos disponíveis e interesses locais. Abaixo, são apresentadas as fases do processo seguido pelo Saneamento Inclusivo.

É importante ressaltar que a construção e o aprimoramento dos serviços de saneamento integram um processo  gradual, por meio do qual cada etapa pode entregar um resultado relevante por si só, desde um maior conhecimento sobre as condições locais, até um plano local de saneamento e/ou sistemas estruturais implementados e operando. Por se tratar de um esforço de longa duração, é essencial estabelecer fases para o  projeto, cada uma com seus objetivos e resultados definidos. 

Assim, mesmo se faltarem recursos para  universalizar o acesso ao saneamento em determinada localidade, ou mesmo a implementação de sistemas, ainda é possível trazer avanços!

Para conhecer os detalhes de cada etapa, acesse o documento disponibilizado para download