Caminhos para o saneamento inclusivo | Oficina 3
Medidas para a viabilização de serviços de esgotamento sanitário adaptados aos contextos de comunidades isoladas
A terceira e última oficina de 2023 debruçou-se sobre como endereçar na prática os desafios que se apresentam à prestação de serviços de esgotamento sanitário em comunidades. Estiveram presentes diferentes atores atores do setor, como gestão pública, prestadores de serviço, organizações de atuação direta no setor com projetos, universidades e centros de pesquisa.
Alguns dos aspectos aprofundados foram a respeito da compreensão de configurações de serviço e viabilidade para comunidades isoladas; da necessidade de pressão e estímulos para o atendimento adequado dos serviços; e a importância da realização de projetos piloto para consolidação de modelos bem-sucedidos. Foram realizadas 3 falas de especialistas no setor, abordando aspectos específicos em relação a caso de sucesso e desafios enfrentados em comunidades no estados da Bahia, Ceará e São Paulo.
Adicionalmente, realizou-se rodada aprofundada com participantes para mapear desafios existentes, caminhos/ações para avanços, a relevância de um material orientativo de critérios de atenção para o saneamento inclusivo ("manual de boas práticas").