Pesquisa e extensão na iniciativa Saneamento Inclusivo

Com a proposta de agregar aos desenvolvimentos da Iniciativa Saneamento Inclusivo, e ao mesmo tempo otimizar a difusão das abordagens e conhecimentos, foi estruturada uma linha de pesquisa especifica para o desenvolvimento de estudos em parceria com universidades. A ideia é alavancar os avanços na pesquisa sobre os conhecimentos relacionados ao saneamento inclusivo, difundir seus conceitos dentro das universidades e apoiar pesquisadores e departamentos que historicamente enfrentam baixos níveis de investimento em pesquisa e extensão.

O foco e as pautas dos estudos apoiados partem de entendimento sensível da conjuntura atual do saneamento no Brasil. Para além dos retratos gerais de déficit, reconhecer os contextos correntemente desassistidos e as condições que influenciam esta situação é crucial para se definir soluções adequadas para a universalização dos serviços. Isto se aplica especialmente ás áreas rurais, urbanas precarizadas e municípios com baixas faixas populacionais, e envolvendo fatores de forma de serviço, políticas públicas, dinâmica de gestão e planejamento e aspectos tecnológicos.

A falta de atendimento adequado aos sistemas isolados não convencionais que se espalham pelo país, resultam em sérios prejuízos ao real cumprimento de seu papel sanitário. Neste âmbito, são articulados projetos com pesquisadores que explorem aspectos relevantes para a efetivação do saneamento inclusivo, considerando as diferentes etapas na cadeia de implementação do saneamento nos diversos contextos existentes no Brasil. Apoiamos com bolsas e orientação o desenvolvimento de pesquisadores em universidades públicas.

×