Sinônimo


Fonte


Definição


Ver no Glossário Creative Commons

CHAMADA DE BOLSAS INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2022-2023

CHAMADA DE BOLSAS INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2022-2023

Junho de 2022

Com a proposta de agregar aos desenvolvimentos do Saneamento Inclusivo, e ao mesmo tempo otimizar a difusão das abordagens e conhecimentos, a iniciativa vem organizando uma estratégia de atuação em parceria com universidades pelo Brasil, no desenvolvimento de estudos e implementação de pilotos. Ao mesmo tempo que colabora para o propósito da iniciativa, trazer pesquisadores e departamentos que hoje enfrentam baixos níveis de apoio financeiro, é uma forma de apoiar os desenvolvimentos científicos na conjuntura atual.

O esgotamento sanitário no Brasil é bastante deficitário e tem encontrado diversas dificuldades no caminho para a universalização. Dados do último PLANSAB, 2019, indicam que 62% da população não tem acesso a serviços adequados de esgotamento sanitário, dos quais mais de 60 milhões dependem de sistemas individuais para lidar com suas excretas. Esse breve panorama aponta para dois fatores críticos, a forma de lidar com o esgotamento sanitário, que parte de uma perspectiva centralizadora, a qual tem forte dependência de economias de escala e se inviabiliza em diversos contextos Brasileiros; e a falta de atendimento adequado aos sistemas isolados que se espalham pelo país, o que resulta em sérios prejuízos no cumprimento de seu papel sanitário.

Para iniciar estas atividades, foi estruturada essa parceria com a Unicamp, como um experimento de validação dessa estratégia. Neste âmbito, foram articuladas duas bolsas de iniciação científica para que pesquisadores de graduação explorem aspectos relevantes para o saneamento inclusivo, em comunidades urbanas precárias, meio rural e/ou municípios pequenos. As propostas para os dois projetos previstos inicialmente são:

I. Estudo sobre as condições atuais dos serviços de limpa fossa no Brasil e mecanismos para aprimorar e tornar mais acessíveis os serviços de coleta e transporte de lodo fecal em comunidades isoladas

II. Condições e desafios operacionais e comerciais enfrentados junto aos serviços de coleta e transporte de lodo fecal (limpa fossa)

 

Requisitos:

- Estudante cursando do 3º ao 5º ano de cursos da graduação da UNICAMP;

- Proficiência no pacote Office (em especial Excel); 

- Proatividade para levantamentos de dados e coleta de informações com atores do setor de saneamento, incluindo entrevistas.

* Estudantes de diferentes graduações e áreas são encorajados à aplicar.

Para inscrições enviar:

CV+ carta de motivação para o estudo (até 20 de setembro de 2022) para o e-mail: wwtrr@unicamp.br

Prazos etapas de seleção:

20 de Setembro – Envio de documentação por parte dos interessados

23 de Setembro – Chamamento de entrevistas

26 a 28 de Setembro – Realização das entrevistas

30 de Setembro – Divulgação do resultado

DOWNLOAD PDF