Limpeza de fossas e regularização de ligações

Kipnis, Tomaz; Castro, Paulo; Pastor, Pedro

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Kipnis, Tomaz; Castro, Paulo; Pastor, Pedro

Cobertura

Municípios atendidos pela Corsan com áreas de baixa densidade demográfica (como áreas rurais ou periurbanas), no Estado do Rio Grande do Sul. Projeto piloto aplicado no Balneário Atlântico Sul do município de Osório.

Fonte

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2020

Os serviços de vistoria e limpeza por demanda (o modelo de negócio antigo) custavam entorno de 352 reais, com o modelo de limpeza programado , acabam sendo entorno de 33 reais, o custo reduz porque o usuário contrataria os serviços como um todo e não de forma separada, sendo quase o mesmo valor para quem possui serviços convencionais.

Soluções e tecnologias

A solução empregada do estudo são as soluções individuais por serem mais baratas e com o modelo de negócio, mais eficientes e também a implementação de uma estação de tratamento de lodo de fossa séptica, onde ocorreriam os centro de estudos, as ações de educação ambiental e um centro de compostagem, além do tratamento.

Modelo de negócios

Anteriormente a limpeza e tratamento do lodo da fossa séptica era realizado da seguinte maneira: ocorria a vistoria, a limpeza, tratamento e o deslocamento, cada parte com um certo custo. A proposta do estudo é modificar essa cadeia: notificar o usuário da vistoria, tendo um controle de quantos usuários possuem esse sistema individual, o usuário agenda a vistoria, tem se a programação da rota e por fim limpeza e destinação. Esse modelo faz com que todos os usuários sejam contemplados, reduz os custos no transporte e fiscalização.

×