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Estudo de caso / 2020

Limpeza de fossas e regularização de ligações

Kipnis, Tomaz; Castro, Paulo; Pastor, Perdro

 

Resumo

A grande contribuição é um novo modelo de prestação de serviço baseado na coleta programada de Lodo Fecal, para os contextos em que as soluções individuais constituem uma melhor opção de atendimento de esgoto.
 

Ficha técnica

  • TIPO DE PUBLICAÇÃO
    Estudo de caso
  • TIPO DE ATOR
    Prestador de Serviço
  • IDIOMA
    Português
  • AUTORES
    Kipnis, Tomaz; Castro, Paulo; Pastor, Perdro
  • ANO DE PUBLICAÇÃO
    2020
  • LIVRE ACESSO?
    Sim
  • FONTE
    Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN)
  • Acesse aqui o site no qual o artigo foi publicado
 

Questões enfrentadas

Municípios atendidos pela Corsan com áreas de baixa densidade demográfica (como áreas rurais ou periurbanas), no Estado do Rio Grande do Sul. Projeto piloto aplicado no Balneário Atlântico Sul do município de Osório.
 

Soluções empregadas

As soluções tomadas foram: solução tecnológica e a segunda foi uma mudança no modelo de negócio.

Modelo de negócio:

Anteriormente a limpeza e tratamento do lodo da Fossa séptica era realizado da seguinte maneira: ocorria a vistoria, a limpeza, tratamento e o deslocamento, cada parte com um certo custo. A proposta do estudo é modificar essa cadeia: notificar o usuário da vistoria, tendo um controle de quantos usuários possuem esse sistema individual, o usuário agenda a vistoria, tem-se a programação da rota e por fim limpeza e destinação. Esse modelo faz com que todos os usuários sejam contemplados, reduz os custos no transporte e fiscalização.

Soluções e tecnologias estruturais:

A solução empregada diz respeito a introdução de um modelo de atendimento com base em soluções individuais de esgoto e no tratamento centralizado do Lodo Fecal. A implementação das soluções individuais foi acompanhada da formulação de um modelo de negócio eficiente e da implementação de uma estação de tratamento de lodo fecal. A estação de tratamento é base também para atividades de compostagem, além de constituir um centro de estudos, com ações de educação ambiental
 

Resultados

Os serviços de vistoria e limpeza por demanda (o modelo de negócio antigo) custavam entorno de 352 reais, com o modelo de limpeza programado , acabam sendo entorno de 33 reais, o custo reduz porque o usuário contrataria os serviços como um todo e não de forma separada, sendo quase o mesmo valor para quem possui serviços convencionais.