Pesquisa Saneamento Básico em Áreas Irregulares – Relatório Brasil

Carlos, Édison Filho, Rubens Cardoso, Edna

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Carlos, Édison Filho, Rubens Cardoso, Edna

Cobertura

Brasil

Fonte

Instituto Trata Brasil

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2016

A ilegalidade de áreas irregulares, associada a sua população habitante, normalmente de menor rendimento e escolaridade, culminam num quadro generalizado de ausência de serviços de saneamento básico. Considerando os malefícios sociais e econômicos advindos dessa situação, o estudo instiga prestadores de serviço, municipalidades, ministério público e moradores a construírem conjuntamente um novo modelo político e de prestam de serviço que consiga incorporar a realidade de tais áreas.

Atendimento sanitário em áreas irregulares As áreas irregulares sofrem de carência de oferta de serviços de saneamento básico que levam a uma deterioração da qualidade de vida e do meio ambiente.

Modelo de negócios

O estudo recomenda ao prestador de serviço a criação de um setor específico para lidar com as questões relacionadas ao atendimento a áreas irregulares, dessa forma poder-se-ia mapear e compreender as diferentes realidades apresentadas nessas áreas, adequando o modelo de negócio local, reduzindo perdas físicas e de faturamento. Sugere-se amplamente a adoção de métodos de macromedição e de atenção a tecnologias já utilizadas nas localidades

Políticas públicas

O estudo defende que políticas públicas devem caminhar no sentido de defender o acesso dos habitantes dessas localidades aos serviços de saneamento básico, por meio da revisão de planos municipais de saneamento básico (PMSB), promoção de regularização fundiária, formulação de parceria com prestadores de serviço de forma a atender comunidades irregulares mediante anuência do ministério público e fomentar e apoiar a participação popular.

×