Caminhos para o saneamento inclusivo | Oficina 6
Modelos de gestão comunitária de saneamento
A primeira oficina de 2025 foi direcionada ao tema dos Modelos de gestão comunitária de saneamento, e buscou explorar os desafios para a difusão e qualificação dos serviços de saneamento em comunidades isoladas, abordando questões relacionadas às responsabilidades dos atores envolvidos, processos de implementação dos serviços e dinâmicas de operação dos sistemas.
Foram conduzidas discussões acerca de 2 aspectos norteadores:
- Desafios para a participação das comunidades nos diferentes modelos de gestão comunitária; e
- Estratégias para efetivação de modelos comunitários ou compartilhados.
Contamos com a fala de abertura da especialista no tema Gabriela Vieira, engenheira sanitarista e ambiental e consultora em políticas públicas de saneamento e gestão comunitária da água, atualmente supervisora de saúde ambiental do Distrito Sanitário Especial Indígena Bahia - DSEI/BA. Foram abarcados recorte histórico na constituição e consolidação das OCSAS - Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento, bem como diferentes modelos existentes na gestão comunitária de saneamento.
Produziu-se um painel com diferentes contribuições dos participantes, um documento com o detalhamento da oficina e a sistematização das principais desafios enfrentados e estratégias de contorno nas dinâmicas de implementação e continuidade de modelos de gestão comunitária de saneamento. O do doumento encontra-se disponível para download abaixo.
