Avaliação do Impacto da Missão Swachh Bharat na Índia – Campanha Índia limpa contra surtos de diarreia: sim, há mudanças positivas

Dandabathula, Giribabu Bhardwaj, Pankaj Burra, Mithilesh Rao, Peddineni V. V. Prasada Rao, Srinivasa S.

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Dandabathula, Giribabu Bhardwaj, Pankaj Burra, Mithilesh Rao, Peddineni V. V. Prasada Rao, Srinivasa S.

Cobertura

Índia

Fonte

Journal of Family Medicine and Primary Care

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2019

O estudo conclui que a redução da defecação a céu aberto teve impacto significativo sobre o número de surtos de diarreia aguda no país, indicando a eficácia de medidas sanitaristas na melhora da saúde pública.

Déficit na prestação de serviços sanitários, em especial o esgotamento sanitário O déficit na cobertura sanitária no país foi diretamente relacionado a uma maior incidência e abrangência de surtos de diarreia aguda

Planejamento/metodologia

Avaliação dos benefícios de políticas sanitaristas por meio do impacto de sua implementação em indicadores de saúde pública. Para tanto o estudo cruzou informações sobre a instalação de banheiros com dados relacionados a surtos de diarreia aguda.

Políticas públicas

O programa Índia mais limpa (Swachh Bharat Mission) é um política sanitarista iniciada no país em 2014 com o objetivo de erradicar a defecação a céu aberto. Desde a sua implementação foi responsável pela instalação de milhões de sanitários no país, erradicando a defecação a céu aberto em 98,8% da zona rural e em 3461 cidade. A consequência evidenciada da política é redução significativamente das dimensões de problemas de saúde pública, como os surtos de diarreia aguda.

×