Conectar ou não conectar? Modelagem do nível ótimo de centralização das estruturas de esgotamento sanitário
Tipo de ator
Autores
Eggimann, SvenTruffer, BernhardMaurer, MaxCobertura
Mundo/ SuíçaFonte
Water ResearchIdioma
Tipo de publicação
Ano
2015Conclui-se que há uma tendência a ultrapassar níveis de centralização ótimos. Essa situação resulta na ineficiência econômica de sistemas de esgotamento sanitário, sendo que o estudo do nível ideal de descentralização de sistemas de esgotamento sanitário seria uma vantagem de implementação e operação de tais sistemas.
Avaliação do grau de descentralização de sistemas de esgotamento sanitário A implementação de sistemas de esgotamento sanitário pode enfrentar várias impeditivos econômicos se feito de forma estritamente centralizada. A adoção de metodologias que vislumbrem níveis de descentralização é essencial para que se atinja um nível econômica ótimo de aproveitamento do sistema.
Array
Planejamento/metodologia
O estudo apresenta uma ferramenta de planejamento sustentável de rede de esgoto baseado em um modelo de dois passos: técnico e econômico. A ferramenta otimiza o posicionamento de estações de tratamento de esgoto (ETE) e da rede coletora. Permite ainda a análise de sistemas implementados para entender seu posicionamento em relação ao nível ótimo de descentralização, considerando principalmente topografia e economia de escala como parâmetros.