Tratamento de fezes humanas por vermifiltração úmida como solução individual de saneamento adequada

Claire Furlong, Michael R. Templeton e W. T. Gibson

Acesse a publicação na íntegra

Baixe a publicação

Tipo de ator

Autores

Claire Furlong, Michael R. Templeton e W. T. Gibson

Cobertura

Reino Unido

Fonte

Journal of Water, Sanitation and Hygiene for Development

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2014

Avaliação da sustentabilidade de quatro diferentes cenários de tratamento e destinação final do lodo biológico e biogás, numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo avalia diversos cenários diante de diferentes perspectivas: utilização do biogás para a secagem do lodo e este destinado na agricultura; uso do calor da combustão do lodo para a secagem e higienização, com envio para agricultara e aterro sanitário. Avaliação dos impactos ambientais feita através da avaliação do ciclo de vida (ACV), utilizando-se o ReCiPe 2016. Avaliação social por meio dos indicadores da avaliação de ciclo de vida social (ACVS) - adaptados e desenvolvidos para ETEs. Avaliação econômica através da análise dos custos do ciclo de vida. Avaliação Global da sustentabilidade, usando o método Dashboard of sustainability.

O artigo aponta para um problema encontrado na maior parte da população mundial que depende de sistemas descentralizados, esse sistema depende de coleta e transporte, mas muitas vezes as pessoas de baixa renda não tem os recursos necessários para tal, fazendo com que seja descartado de forma inadequada. O vermifiltro vem nesse sentido melhorar essa condição, entretanto, sem a cama adequada as minhocas acabam não sobrevivendo por muito tempo.

Planejamento/metodologia

Avaliação da sustentabilidade de quatro diferentes cenários de tratamento e destinação final do lodo biológico e biogás, numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo avalia diversos cenários diante de diferentes perspectivas: utilização do biogás para a secagem do lodo e este destinado na agricultura; uso do calor da combustão do lodo para a secagem e higienização, com envio para agricultara e aterro sanitário. Avaliação dos impactos ambientais feita através da avaliação do ciclo de vida (ACV), utilizando-se o ReCiPe 2016. Avaliação social por meio dos indicadores da avaliação de ciclo de vida social (ACVS) - adaptados e desenvolvidos para ETEs. Avaliação econômica através da análise dos custos do ciclo de vida. Avaliação Global da sustentabilidade, usando o método Dashboard of Sustainability.

×