Tanque Séptico Compartimentado

Dispositivo tipo câmara, enterrado, revestido e sem possibilidade de infiltração no solo, mas com múltiplas câmaras (ao menos 3) em série. É utilizado na remoção e tratamento dos sólidos e matéria orgânica por meio de processos físicos e microbiológicos, além de retenção de óleos e graxas. Pode receber todos os efluentes domiciliares e tem como saídas o sobrenadante líquido tratado, biogás, lodo e escuma, esses dois últimos demandam remoção periodicamente. A divisão do sistema em câmaras aumenta consideravelmente a eficiência de remoção do sistema, podendo até dispensar unidades de pós-tratamento.


Sinônimo: fossa séptica compartimentada

Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×