Caminhos para o saneamento inclusivo | Oficina 5
Mapeamento das contribuições dos diferentes atores para solucionar os principais desafios do saneamento indígena
A segunda oficina de 2024 endereçou os principais desafios e obstáculos enfrentados no saneamento indígena, visando aprofundar nas sensibilidades de variadas camadas envolvidas na temática, a partir de 3 questões norteadoras:
- Como abordar com sensibilidade o conceito de atendimento adequado diante da diversidade cultural existente?
- Como garantir dinâmicas eficientes e contínuas de operação e manutenção dos sistemas de saneamento?
- Como preparar e agir para os impactos das mudanças climáticas nos territórios indígenas?
Contamos com a participação especial e apresentações de agentes do setor Jéssica Ayra Sant'Anna (Engenheira Ambiental na Coordenação de Saúde Ambiental - COSA/DEAMB/SESAI) e Camila Rebello Amui (Apoiadora Técnica na Coordenação de Saúde Ambiental - COSA/DEAMB/SESAI), ambas atuantes na construção do Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI). Foi possível compreender o momento da construção do programa e dificuldades encontradas.
Diante dos aspectos elencados pelos participantes, foi composta uma listagem de tópicos a serem considerados pelas entidades do setor de saneamento, na composição de programas, projetos e outras ações voltadas para o saneamento em comunidades indígenas. A proposta é que este material sirva como base de consulta pelos profissionais do setor, estando aberto também para revisão e complementação contínua, em seu aprimoramento dinâmico. O documento está disponível abaixo para download.
